Quarta-feira, 05 de Agosto de 2020
 
Ex.: vendedor, balconista e etc.
 
CRAS de Flores da Cunha realiza atividades para mulheres
Foto: CRAS Flores da Cunha
Artesã Edinara dos Santos

CRAS realiza atividades para mulheres

 A Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social – Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com a Evidência Recursos Humanos realiza oficinas de inclusão produtiva, cursos profissionalizantes e serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. As atividades iniciaram em março.

As ações do CRAS devem priorizar a participação de pessoas beneficiárias do Programa Bolsa Família, contudo, serão abertas inscrições limitadas para pessoas da comunidade que tenham interesse em aprender novas habilidades, em receber orientações e buscar alternativas com vistas ao desenvolvimento pessoal e à autonomia.

Um exemplo de inclusão dos cursos promovidos pelo CRAS é a ex-diarista, Edinara dos Santos, de 38 anos, resolveu abandonar o antigo emprego e se dedicar aos trabalhos manuais de artesanato. Tudo começou quando ficou sabendo através do jornal O Florense sobre os cursos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que iniciaram em agosto de 2011. Porém, o fascínio pela arte vem desde criança, quando observava sua avó fazendo crochê. Assim que aprendeu, começou fazendo sapatinhos de bebê.

Nos cursos oferecidos no CRAS aprendeu a trabalhar com vidro, E.V.A., madeira, material reciclável, pintura, colagens e tecidos. “Lá aprendi minha nova profissão, mas também fiz novas amizades. As oficinas servem também como um espaço de convivência, uma terapia, pois contamos com o acompanhamento de uma assistente social”, revela Edinara.

Ela não teve receio em mudar de profissão, e também não tem medo da concorrência. “Espero que outras mulheres conheçam e se interessem pelos cursos de artesanato. Todas recebem o mesmo apoio no CRAS”.

Apoiada pela oficineira contratada pela Evidência, Luciana Agra, a artesã Edinara deu início ao seu sonho. Junto a sua residência criou seu espaço de trabalho e de venda de seus produtos. “Minha renda diminuiu pela metade, mas agora faço o que gosto e estou convivendo mais com meus quatro filhos. E ainda, tenho a satisfação deles me auxiliarem em minhas criações”, diz emocionada.

Edinara continua sonhado. “Quero ter minha loja própria”.

Os trabalhos da artesã podem ser encontrados na rua Alexandre Pedron, nº 1.150, centro. O telefone de contato é 9958.7714.

Confira a matéria em sua íntegra, acesse:

http://www.floresdacunha.rs.gov.br/noticia.php?c=1485

 
Centro de Referência de Assistência Social - CRAS
R. Frei Eugênio, nº 311 - sala 103 - Centro
Flores da Cunha (RS)
Fone: (54) 3292-6844
23/04/2012
Fonte: CRAS Flores da Cunha