Segunda-feira, 06 de Abril de 2020
 
Ex.: vendedor, balconista e etc.
 
Atividades desenvolvidas no CRAS de Flores da Cunha
Foto: Evidência RH
Na foto, o educador físico Eduardo Matos da Evidência RH, realizando atividade com as crianças atendidas no CRAS do município.

 

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, unidade conhecida como a “Casa das Famílias” configura local onde as famílias em situação de vulnerabilidade social encontram possibilidades de acesso aos direitos socioassistenciais previstos nas diretrizes da Política de Proteção Social Básica, além de realizar o cadastramento das famílias no CADÚNICO, cadastro necessário para acesso a programas como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada e aos demais serviços socioassistenciais.

 

O CRAS está vinculado à política de Assistência Social, que, ao contrário de ações filantrópicas e assistencialistas, visa ao fortalecimento e protagonismo dos sujeitos. Seu principal objetivo, portanto, é promover a emancipação social e a autonomia das famílias, para que exerçam sua cidadania. Para tanto, executa o Programa de Atenção Integral à Família - PAIF, caracterizado por serviços, tais como: acolhida, escuta qualificada, entrevista familiar, orientações psicossociais, acompanhamentos e encaminhamentos para as demais políticas públicas.

 

Além do PAIF, o CRAS de Flores da Cunha desenvolve o Serviço de Proteção Social Básica a Domicílio (Projeto Acolher), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV (grupos) com crianças, adolescentes, idosos e mulheres. Ainda, são promovidas através do CRAS, com a equipe da Evidência Recursos Humanos, palestras, reuniões, ações coletivas e comunitárias, distribuição de materiais informativos, capacitações e cursos voltados à inserção produtiva. 

17/05/2013
Fonte: Prefeitura Municipal e Evidência RH