Na quarta-feira (7) profissionais que atuam junto ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps Florescer) realizaram capacitação em Saúde Mental para agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, odontólogos e demais colaboradores das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Flores da Cunha. A ação integra o Cronograma de Educação Permanente para as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e tem como objetivos principais a atualização dos profissionais da saúde, a qualificação do atendimento e a troca de experiências entre os diversos âmbitos da saúde.
A capacitação ocorreu no auditório da UBS Hildebrando Cardoso Pereira e contou com a presença de profissionais das UBS’s de Nova Roma, São Gotardo, Otávio Rocha e Pérola. Na oportunidade, o médico psiquiatra Dr. Lucas Gremelmaier (Evidência RH) e a psicóloga, coordenadora do Caps, Taíse Girotto, abordaram questões referentes ao sofrimento psíquico: sinais, sintomas, abordagem e manejo de situações de risco. Na data foram também discutidos temas como depressão, luto, ansiedade e suicídio. Durante o encontro, foi dado enfoque à prevenção ao sofrimento psíquico, preocupação que se deve ter desde a primeira infância.
As ações de orientação e compartilhamento de responsabilidades no atendimento aos casos de saúde mental é uma prática realizada pela Prefeitura de Flores da Cunha, por meio da Secretaria da Saúde, há cerca de um ano. “É fundamental que toda a rede de saúde esteja preparada para reconhecer pessoas que enfrentam sofrimento psíquico. A integração entre o Caps e os serviços de atenção básica vem repercutindo de forma positiva nos atendimentos prestados pela equipe de saúde no município”, destaca o Secretário da Saúde, Vanderlei Stuani.