Segunda-feira, 24 de janeiro de 2022
 
Ex.: vendedor, balconista e etc.
 
Trabalho Técnico Social

 

Com o objetivo de contribuir para a melhoria das condições de habitabilidade dos moradores inseridos nos projetos habitacionais e urbanísticos, a Evidência Recursos Humanos realiza um trabalho técnico social de acompanhamento das famílias beneficiadas. Isso se dá com o desenvolvimento de ações de mobilização e organização comunitária, ações educativas (sanitária e ambiental), de geração de emprego e renda e da gestão condominial. Promovendo, assim, através do exercício da participação popular, a melhoria da qualidade de vida e o direito à cidade.

A preparação das famílias que ganharão um novo lar acontece em reuniões de pré-mudanças e visitas à nova moradia. Durante esse processo, são feitas a apresentação de noções gerais sobre a vida em condomínio, conservação e melhorias e sobre a mudança; planejamento da estratégia de remoção com técnicos das áreas envolvidas, considerando a geografia da área, itinerário, destinação, impacto no entorno, número de caminhões e operacionais, demolição e demais estruturas necessárias para a viabilização da remoção e reassentamento; além da preparação de agenda de mudança, com plantas setorizadas.

Esse trabalho é feito no período de execução das obras físicas, em conjunto com a Secretaria de Obras de cada município, assim como após a entrega dos habitacionais. Entre os principais focos desse trabalho estão a melhoraria da qualidade de vida dos moradores, a partir do reassentamento da comunidade em conjunto habitacional, integrando ações urbanísticas, sócio-ambientais e de participação comunitária; o fortalecimento dos grupos representativos locais, de forma integrada, participativa e auto-sustentável; e a garantia à população do acesso às informações em todas as etapas da intervenção, capacitando-a para o acompanhamento.

A Evidência Recursos Humanos desenvolve o Trabalho Técnico Social nos município de Ijui-RS, Viamão-RS, Campos Novos-SC e Pato Branco-PR.